Curso: Tecnologia na Educacional: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Célia Regina da Cruz Rocha.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: B
Unidade 4 –Atividade 3 B
Conceito de currículo e o processo de integração de Tecnologias ao currículo.
Entende-se que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Nesse sentido, a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário a um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Segundo Pedro Demo afirma que o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias.
O currículo é tudo o que vai ajudando a construir a identidade de cada ser humano. De forma mais ou menos explícita de todos os conhecimentos, experiências, vivências, são condicionantes ou promotoras do desenvolvimento humano. O Plano Tecnológico da Educação (PTE) é uma das vertentes de operacionalização do currículo.
Cabe ao professor como gestor do currículo a árdua tarefa de o adequar à clientela que atende para que faça aprendizagens significativas e ajustadas à diversidade, pois adequar não significa reduzir, antes tornar acessíveis as aprendizagens ao aluno.
Portanto, pensar no currículo como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.
Cursista: Célia Regina da Cruz Rocha.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: B
Unidade 4 –Atividade 3 B
Conceito de currículo e o processo de integração de Tecnologias ao currículo.
Entende-se que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Nesse sentido, a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário a um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Segundo Pedro Demo afirma que o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias.
O currículo é tudo o que vai ajudando a construir a identidade de cada ser humano. De forma mais ou menos explícita de todos os conhecimentos, experiências, vivências, são condicionantes ou promotoras do desenvolvimento humano. O Plano Tecnológico da Educação (PTE) é uma das vertentes de operacionalização do currículo.
Cabe ao professor como gestor do currículo a árdua tarefa de o adequar à clientela que atende para que faça aprendizagens significativas e ajustadas à diversidade, pois adequar não significa reduzir, antes tornar acessíveis as aprendizagens ao aluno.
Portanto, pensar no currículo como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário