segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Unidade III Atividade 1 Análise, planejamento e excução de aula com material digital.

Curso: Tecnologia na Educacional: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Célia Regina da Cruz Rocha.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: B
Unidade III – Prática pedagógica e mídias digitais
Atividade: 1 – Análise, planejamento e execução de aula com material digital

PLANO DE AULA
Estrutura Curricular
Nível de Ensino: Ensino Fundamental inicial
Componente Curricular: Ética, Solidariedade, respeito, diálogo, justiça...
Tema: Usando vídeo em sala de aula.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender a importância da preservação do meio ambiente, para a sobrevivência do ser humano, plantas e animais;
• Perceber as conseqüências da poluição das águas, do solo e do desmatamento;
• Conhecer medidas favoráveis a preservação e conservação da natureza;
• Perceber-se como cidadão atuante e ciente da responsabilidade no equilíbrio do nosso planeta;
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Estratégias e recursos da aula
Tendo em vista a necessidade de se trabalhar questões referentes a preservação do meio ambiente, acredito que o vídeo escolhido possa ser uma excelente ferramenta para sensibilizar os alunos sobre a importância de valorizar e preservar o meio em que vivemos, por meio de ações concretas e responsáveis neste sentido.
Antes de assistirmos o filme, penso em introduzir alguns questionamentos para saber qual o pensamento da turma sobre meio ambiente e sua preservação.
Em um segundo momento, assistiríamos ao vídeo e após o término do mesmo, discutir sobre o que assistimos. Pesquisar na internet medidas positivas e negativas sobre o tema em questão. Então fazer um texto coletivo para registrar as respostas encontradas.
Confeccionar um painel com recortes de revistas e jornais, contendo de um lado ações positivas e de outro lado ações negativas.
Para finalizar, cada um poderia fazer um desenho do que mais gostou e apresentar aos colegas dizendo os motivos de tal produção.
Por ser um tema muito amplo, poderia ser utilizado em várias aulas posteriores, explorando diversos aspectos em torno da preservação ambiental, inclusive sendo alvo de campanhas a serem desenvolvidas na escola, visitas e passeios a serem realizados.
Segundo o autor José Manoel Moran no texto “O vídeo na sala de aula”, o vídeo tem o poder de mexer com nossos sentimentos, e isso, acredito que muitas vezes, nos faça parar para refletir e posteriormente agir de forma mais responsável. Neste sentido acredito que o vídeo escolhido contempla de forma direta os conceitos abordados, pois nos mostra claramente o meio em que estamos inseridos, fazendo um alerta sobre como devemos cultivar-lo, por uma questão de sobrevivência a todos os seres vivos.
Acredito que o vídeo contribua para uma aprendizagem significativa e ao mesmo tempo prazerosa, pois nos proporciona momentos de descontração, motivação e impulsiona também nossa imaginação. Principalmente na educação especial, o vídeo pode contribuir muito, pois os alunos necessitam do concreto para abstraírem os conteúdos abordados.

Sugestão de link:
http://www.youtube.com/watch?v=6xK7aubTKsc&feature=player_embedded
Avaliação
Professor/a procure observar a participação e o envolvimento dos/as alunos/as na atividade proposta. Esteja atento a possíveis manifestações dos/as alunos/as peça que reflitam sobre como muitas vezes a postura de muitas autoridades impede à implantação de projetos de preservação do meio ambiente. As vezes ao invés de preservar faz é contribuir para o aumento da devastação da natureza, como por exemplo a construção de barragens, pontes, projetos que favorecem o desmatamento para o plantio de soja. Sensibilizar os/as alunos/as para a importância da preservação ambiental, do respeito e valorização dos recursos naturais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário