quinta-feira, 20 de maio de 2010

O que é hipertexto?

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: II
Atividade: 2

Cursista: Célia Regina da Cruz Rocha
Data: 14/05/2010


Entende-se, que o hipertexto é um recurso que veio pra facilitar a vida da humanidade; É também um recurso muito interessante e de grande importância a ser utilizado em atividades escolares, pois oportuna ao professor e também ao aluno a vivenciarem inúmeros de opiniões e opções ativando a curiosidade de cada um, é um livro que não precisamos folhear e sim clicar no link desejado. É uma leitura ótima, mas, corremos o risco de perdermos na navegação, pois são muitas as informações e até mesmo nossa curiosidade em clicar todos os links.
O hipertexto traz tambem como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado
Minha primeira experiência foi muito legal, embora sentir um pouco de receio, medo de errar, mas tive coragem de estar lidando com aquela situação agradável que acabou sendo uma espécie de terapia e de passa tempo na minha vida profissional e estudantil..
Como já é o segundo curso que faço nesta nova modalidade de ensino, hoje me sinto mais a vontade para enfrentar os obstáculos que surgem a todo instante, pois já fazemos parte desse mundo tecnológico que estar inserido em todas as escolas.
Portanto, trabalhar com hipertexto em sala de aula, é de suma importância e também gratificante, pois aprendemos num sistema de colaboração.
O próprio conceito hipertexto, nos leva a essa interação.
Seria interessante se todas as escolas adotassem esse recurso como fonte de pesquisa.

Conhecendo as tecnologias da escola.

Quem sou como professor e aprendi?

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
ATIVIDADE 1
CURSISTA: CÉLIA REGINA DA CRUZ ROCHA

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Os textos em estudo abordam questões voltadas à aprendizagem como construções de conhecimentos, e também sobre as novas tecnologias na Educação.
Vivemos em uma sociedade em que a cada dia se evolui com novas técnicas, convivemos com uma escola que passa por dificuldades para enfrentar essa sociedade globalizada em quase todos os sentidos. Sabemos que à educação cabe o ato de pensar do aluno, futuro profissional. Sendo assim o papel do professor nos dias atuais é de superar vários obstáculos e cabe a ele o papel de vencer os desafios de cuidar da aprendizagem de seus alunos e não de ficar com aulas meramente repetitivas. Assim, ser professor é ser um eterno aprendiz de novas técnicas, pois dar aula é fazer com que o aluno aprenda e não que ele nos repasse decorebas cotidianos. Sabe-se que se o aluno for incentivado pelo seu professor a descobrir os fatos, com certeza ele irá desenvolver suas habilidades com mais eficácia. Mas o professor também deve estar em constante aprendizagem através da mídia, de cursos e também com o próprio aluno. Aquilo que ele aprendeu, com certeza será um entusiasmo para ele ensinar ao professor e aos colegas. Pois, a aprendizagem se efetiva dentro do processo de sala de aula, onde o professor e o aluno estão cotidianamente interagindo, ao mesmo tempo em que a pesquisa e os conceitos vão sendo estudados.
Diante deste contexto, é preciso estar acompanhando essas mudanças, a sociedade espera da escola novos métodos de ensino, e se faz necessário que quando o aluno ao sair da escola aplique esse aprendizado nas práticas do dia-a-dia, e que esta tenha uma relação entre o aprender e aplicabilidade para enfrentar a vida.